segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O Mancebo de Qualidade

Reflexão baseada na leitura dos textos registrados nos Evangelhos segundo escreveram Mateus (19: 16-30), Marcos (10:17-31) e Lucas (18:18-30).

          O texto apresentado não se trata de uma parábola, uma ilustração, mas de um relato de diálogo estabelecido entre um jovem e Jesus Cristo. O nome do jovem não foi revelado na passagem bíblica, mas um aspecto foi evidenciado sobre sua condição financeira, tratava-se de um jovem rico (o livro de Lucas o caracterizou como "um certo príncipe"). Apesar de jovem, parecia seguir na contramão de muitos outros, pois a pergunta com a qual se aproximou de Jesus demostrava preocupação com a vida eterna. Ao se achegar à Jesus, e o Evangelho de Marcos relata que se ajoelhou diante Dele, o modo como o abordou me chama atenção: "Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ainda mais me intrigou a forma como Cristo o respondeu: Porque me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Por muito tempo eu não compreendi a resposta de Jesus, afinal, na minha limitada concepção, se Ele era Deus e se Deus é bom, Ele também viria a ser bom. Mas creio que agora o Espírito Santo me revelou uma verdade espiritual nessa passagem. 
       A resposta de Jesus está diretamente relacionada à pergunta do jovem. O jovem identificava Jesus com um bom mestre, mas não como o Cristo de Deus. Jesus poderia ser para aquele moço apenas mais um bom mestre como tantos outros, um conhecedor das escrituras e executor de boas ações. Quando o jovem diz "que bem farei" para "conseguir a vida eterna", outras reflexões me chegam. Talvez o jovem também se visse como bom, afinal, como ele mesmo afirma posteriormente, era conhecedor e guardador dos mandamentos da lei. Ele parecia confiar que por suas boas obras, o bem que fazia, conseguiria por si mesmo a vida eterna. Nesse momento Jesus o confronta dizendo que apenas Deus é bom! Eu entendo que boas obras são frutos da fé e do amor mas que apenas elas não têm o poder de salvar, e aquele jovem confiava sua vida eterna na guarda dos mandamentos e nas boas obras.
         Depois de confrontado pelo "ser bom", Jesus o responde que para alcançar o almejado deveria guardar os mandamentos, citando alguns. Me chama atenção que apenas no Evangelho de Mateus aparece entre os mandamentos listados o amar o próximo como a ti mesmo, e que em nenhuma das passagens aparece amar  a Deus acima de todas as coisas. Creio que se o conhecido "maior mandamento" tivesse sido listado, aquele jovem, refletindo sinceramente, não poderia dizer que os vinha guardando desde a mocidade. Mas quando o jovem diz que guardava os mandamentos desde a mocidade, o Evangelho de Marcos relata que ouvindo isso Jesus o amou. Por amá-lo, conhecendo seu potencial e suas verdadeiras intenções interiores, mais uma vez o confrontou: "Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me" (Marcos 10:21). Nossa! Jesus o pediu um grande sacrifício (o que pode não ser pra outros), já que o coração daquele jovem estava nas riquezas que possuía. Em contrapartida Jesus ofereceu ao jovem riquezas incorruptíveis: tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não corroem, e a oportunidade de segui-lo. Não quero neste post entrar no mérito das riquezas e o grande problema de colocá-las em nosso coração (num próximo rs!). 
       A Bíblia relata que o jovem saiu da presença de Jesus entristecido porque possuía muitos bens. Espero que posteriormente tenha refletido e tomado a decisão correta, afinal teve o privilégio de estabelecer um diálogo com o próprio Filho de Deus! 


A paz!


6 comentários:

  1. EXCELENTE EXPLICAÇÃO DO TEXTO!
    PARABÉNS!! QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO!!

    ResponderExcluir
  2. É COMO PROFESSORA DE TEOLOGIA CONCORDO COM A "SUA" INTERPRETAÇÕA DO TEXTO

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor as aplucaçoes parabens

    ResponderExcluir
  4. Sim!
    Vejo um jovem seduzido pela riqueza, mais,com a oportunidade da salvação, nota-se que nem todos consegue enxergar que a salvação está ama a Deus acima de tudo,

    ResponderExcluir